Olá Visitante, seja bem vindo(a)!
ANE » Notícias
Notícias   Notícias
Conselho de Administração investe em tecnologia e energia solar
Publicado dia:03/08/2017
Fonte:


Cruzando dados de diversas fontes utilizando o Big Data, o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (SIFA) colocará o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) num patamar mais alto de eficiência. O sistema será lançado em 7 de agosto em Cuiabá e na ocasião será apresentado para todos os CRAs do Brasil.

Em tecnologia da informação, o termo Big Data é usado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados.

Um dos principais papeis dos conselhos regionais de Administração é garantir o cumprimento da lei federal 4769/1965. O texto define que a função de Administrador deve ser exercida por profissional formado e devidamente registrado no CRA-MT. A regra vale para empresas de gestão pública e privada, em ramos que vão do setor hoteleiro a comércio exterior.

Além do módulo que interliga a base de dados da base de informações de fontes pública e privada brasileira – dentre elas as Juntas Comerciais dos Estados, sendo aqui em Mato Grosso a Jucemat – o SIFA permitirá que o atendimento ao profissional seja feito de forma eletrônica. "Os administradores e os demais profissionais registrados no CRA MT poderão emitir certidões, fazer novos registro, ter acesso ao banco de Emprego, fazer pagamento da anuidade e demais serviços fixados na Lei 4.769/65, tudo diretamente do nosso site", explica Hélio Tito.

Atualmente, Mato Grosso soma cerca de 7 mil profissionais registrados no Conselho e aproximadamente 300 empresas cadastradas. A partir da implantação do SIFA não será mais enviado boletos de cobrança da anuidade e outras taxas, os profissional registrados deverão entrar no Site e fazer esses pagamentos, sendo 2017 o último ano de emissão do boleto de cobrança.

Aproveitando o lançamento, haverá um treinamento intensivo para os colaboradores do CRA-MT no período de 1° a 6 de agosto. "Será uma oportunidade única para todos os conselhos do País. A intenção do presidente do Conselho Federal, Wagner Sequeira, é que todos os estados possam adotar essa tecnologia", explica o presidente do CRA-MT, Hélio Tito Simões de Arruda.

USINA - Na data de lançamento do SIFA, o CRA-MT inaugurará oficialmente sua usina de energia solar. Com dois meses de funcionamento, já foi possível reduzir a conta de energia em 71%.

"Nossa intenção é sermos mais sustentáveis. O sistema nos ajudará a sermos mais eficientes e a usarmos menos papel, por exemplo, e a usina complementa a idéia de uma CRA-MT moderno e com menor impacto ambiental", afirma o administrador Hélio Tito. A usina solar produz em média 70% do volume de energia que a sede do Conselho precisa para funcionar.

MÉRITO - No evento de 7 de agosto, o CRA-MT também entregará o prêmio "Administrador Emérito" dos anos de 2016 e 2017 aos administradores César Miranda e Joaquim Curvo.

O lançamento do SIFA será na sede do Conselho, no Centro Político e Administrativo (CPA), a partir das 19h. É preciso confirmar presença pelo telefone .

 



« Voltar

 
ANE
Programação Notícias Fale Conosco
Publicações Galeria de Fotos Cadastre-se
» Jornal da ANE Carta do Presidente Login da Conta
Links Úteis
Central de Atendimento
(21) 3173-8380
» Estatuto
» Regimento
» História
» Missão
» Acadêmicos - Membros Efetivos
» Diretoria Nacional
» Diretoria Regional  
» Comissões Permanentes  
» Conselho Supremo
Todos direitos reservados Desenvolvido por SUED Design