Olá Visitante, seja bem vindo(a)!
ANE » Notícias
Notícias   Notícias
73 ANOS DA ANE.... FELIZ ANIVERSÁRIO
Publicado dia:18/08/2017
Fonte:


A ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, TAMBÉM DENOMINADA ACADEMIA NACIONAL DE ECONOMIA-ANE, ALCANÇA OS SEUS 73 ANOS, E RECEBE MENSAGENS DE MEMBROS ACADÊMICOS TITULARES.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mensagem pelos 73 anos da ANE


Aos senhores Acadêmicos, titulares de Cátedras da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, também vigente como Academia Nacional de Economia – ANE, fundada em 18 de agosto de 1944, completando, assim, 73 anos de existência. Nosso aplauso, nosso orgulho e nossa saudação a ANE e aos senhores Acadêmicos que são os responsáveis por esse sucesso, ressaltando que em nossa gestão foram realizados vários eventos culturais, palestras e reuniões com vistas ao desenvolvimento da cultura, das ciências econômicas e sociais, notadamente na direção patriótica de colaborar com os Órgãos Governamentais, na solução de problemas que requerem políticas públicas e isto nos conforta pelo fato de que os futuros dirigentes continuarão o que a presente Diretoria esta realizando. SALVE A ANE!


Acadêmico Oswaldo Alves de Mattos - Cátedra 26

Presidente Nacional


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


A Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (ANE), ao longo dos seus 73 anos, vem buscando preservar e enaltecer a memória dessas ciências. Dessa forma, a instituição contribui com o desenvolvimento do Brasil, em alinhamento com a evolução tecnológica global e visualizando as perspectivas futuras.


É oportuno ressaltar que a ANE, por meio de palestras e seminários, está discutindo e opinando sobre temas de relevância nacional, com o intuito de gerar soluções para amenizar este momento conturbado que o país atravessa.


Como Titular da Cátedra 151 e tendo orgulho de estar ao lado de excelentíssimos Acadêmicos, referências em suas áreas, venho registrar meus votos de longevidade à Academia e sucesso ao nosso Presidente Nacional, Acadêmico Oswaldo Alves de Mattos, e demais Membros da Diretoria.


Acadêmica LYGIA SAMPAIO- Cátedra 151


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Em uma democracia, além das liberdades individuais, o debate aberto, franco e sincero é 


fundamental. E, nesse sentido, o trabalho da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, 


Políticas e Sociais, a nossa ilustre e estimada Academia Nacional de Economia (ANE), tem sido 


essencial para o Brasil ao longo das últimas décadas. 

Ao garantir a discussão e o nascedouro de novas ideias e propostas efetivas para um País mais 


desenvolvido econômica e socialmente, mais inovador e moderno, com algumas das mentes mais 


ilustres, a ANE cumpre uma tarefa que poucas instituições tem capacidade de realizar 


atualmente no Brasil. Indutora que é do conhecimento e do saber.

Por isso, mais do que cumprimentar a entidade pelos seus 73 anos de fundação, reconhecendo 


sua importância e destaque nacional, é preciso que sempre incentivemos, cada vez mais, suas 


atividades e a promoção dos debates que promove. Em alguns dos momentos de maior desafio   


da História do Brasil, pudemos contar com o trabalho dessa reconhecida instituição. E, na 


contemporaneidade, em que nossa Nação necessita avidamente de novas ideias e lideranças, 


mais uma vez a ANE é conclamada a colaborar. Certamente, como sempre fez, pode e deve 


apresentar caminhos e soluções para uma gestão mais inovadora e pragmática, de forma que o 


Brasil melhore substancialmente a qualidade dos seus serviços públicos, e seja a administração 


indutora do progresso e do desenvolvimento em nosso País.


É o que a Nação espera de nós. É nesse sentido que avançaremos, com o preparo, a liderança e  


a galhardia sempre imposta por essa tão respeitável e magnânima instituição.

Com meus cumprimentos e júbilo.

Cordialmente,


Acadêmico Antonio Anastasia - Cátedra 004


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



A ACADEMIA NACIONAL DE ECONOMIA-ANE alcança seu 73° ano. Parabéns a ANE...Parabéns aos Membros Efetivos Acadêmicos que fazem a ANE. 

Dotada de um elevado nível de Capital Intelectual internalizado, muito já se fez e muito há o que fazer, de forma estruturada e planificada, e dentro de um contexto de uma Filosofia Acadêmica. 

Decerto a ACADEMIA NACIONAL DE ECONOMIA dará continuidade aos estudos, projetos e eventos como o Seminário Nacional de Economia, Ciclo de Palestras, dentre outros, além da formulação de políticas públicas. E ainda cuidará de sua reestruturação e modernização.

Ao atingir seus 73 anos, a ACADEMIA NACIONAL DE ECONOMIA sedimenta o seu foco no campo das ciências econômicas, políticas e sociais dado a precária conjuntura do país, e dá relevância ao seu papel frente as fragilidades e óbices que permeiam a sociedade brasileira.

A propósito, vale lembrar o discurso do Acadêmico WAGNER HUCKLEBERRY SIQUEIRA - Cátedra 123, na Assembléia de Posse dos Novos Acadêmicos da ANE de 1 de junho de 2017, quando dizia:

"vejo o processo de degradação da crise total dos valores morais da sociedade brasileira...é preciso que se pense muito forte e acho que a Academia Nacional de Economia tem um papel relevante nisto.... ",

 e acrescenta - "...é preciso ter a presença cidadã da nação brasileira"

Vamos em frente ANE, Feliz Aniversário.


Acadêmico Arlindo Pereira da Silva - C.10
Vice-Presidente Executivo 
 Secretário Geral

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


"Septuagenária  pela idade, mas adolescente pelos sonhos, a ANE – Academia Nacional de Economia congrega homens e mulheres de notório saber econômico e jurídico, que oferecem a sua contribuição na análise do panorama sócio-econômico do Brasil, projetando luzes para a construção de um futuro coerente com o nosso potencial como nação e com a formação multiracial da nossa gente.

 

Compartilho, portanto, com alegria, deste momento, honrado por integrar tão seleto quadro de Acadêmicos."


Acadêmico PAULO GOMES DE MENEZES - C.092

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


ANE: 73 ANOS DE VIDA.

Nascida em 18 de agosto de 1944 com o nome de Academia Nacional de Ciências Econômicas, hoje é a Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, ampliação necessária à contribuição de notáveis acadêmicos nessas áreas do conhecimento humano, através do estudo, da pesquisa, da produção e guarda desses conhecimentos, abertos à sociedade.

A ANE, de forte vocação republicana e democrática, é voltada à defesa dos Direitos Humanos e Fundamentais, da paz entre os povos, dos valores tradicionais , da dignidade da pessoa humana, do desenvolvimento da humanidade.

Uma academia deve ter vida acadêmica. A atual diretoria tem atuado nessa direção realizando as mais diversas atividades culturais, tais como seminários, palestras, cursos, incentivo à confecção de monografias.

Almejamos que nossa produção acadêmica, em futuro próximo, sirva de material de consulta à tomada de decisões políticas e técnicas pelas autoridades constituídas.

Parabéns, ANE, pelo que tem realizado e pelo muito que realizará em prol do Brasil. Avante!

Presidente do Conselho Supremo

Acadêmico Paulo Freitas Barata - Cátedra 19

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

  

Ao comemorarmos os 73 anos da Academia Nacional de Economia nos deparamos com uma entidade que viu o passar da história mas não se deixou abalar por ela. A ANE continua trabalhando para o progresso e desenvolvimento das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais com o entusiasmo de uma jovem, com energia suficiente para o difícil debate de ideias nesse delicado momento de nosso país e com a experiência de uma instituição que muito já contribuiu e continua contribuindo para o Brasil.


Acadêmica Aracéli Cristina de S. Ferreira - Catédra 148

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia Nacional de Economia Oswaldo Alves de Mattos

Congratulo-me com Vossa Excelência e todos os Confrades da ANE pelo transcurso dos 73

anos de existência desta nossa Instituição, bem como pelas suas iniciativas e trabalhos

relevantes efetivados neste ano.

O destaque maior, sem dúvida, foi o processo de seleção, eleição e posse dos novos Acadêmicos, plenamente exitoso, quando profissionais de alto nível de competência foram adicionados aos quadros da Academia.

Cuidou-se, também, da Responsabilidade Social com a organização do Concurso de Monografias com temas relacionados à Economia Verde. Criaram-se vários GEA, Grupos de Estudos Acadêmicos, como os das áreas da Amazônia, da Economia e da Governança Corporativa.

Um novo seminário de economia está sendo planejado com vistas ao mesmo sucesso do realizado no ano passado.

Reuniões mensais e eventuais têm sido realizadas, quando são examinados temas importantes relacionados aos principais problemas nacionais. Brevemente, pretende-se apresentar uma proposta de sugestões referentes à Segurança Pública.   

Portanto a ANE está altamente motivada e comprometida com o oferecimento de propostas ao Governo Federal de soluções para os principais problemas nacionais.

Acadêmico LUIZ AUGUSTO C. MONIZ DE ARAGÃO  - Cátedra nº 100

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Nosso país vive um momento dramático de sua história. Infelizmente, alguns setores da sociedade brasileira, mormente a classe política, nos chafurdaram na lama da corrupção e da falta de ética. Urge resgatar os valores morais, como honradez, honestidade e patriotismo. É preciso dar um norte para a juventude; apontar para a direção correta!

Nesse sentido, torna-se imperativo que grandes instituições, representativas da sociedade civil, se rebelem contra essa trágica situação, alterando o rumo do destino que esses maus brasileiros querem nos impor.

Sob essa ótica, a Academia Nacional de Economia, que completa aniversário nessa data, não pode se furtar a colaborar. Deve ter atuação de relevo na tarefa de resgatar aqueles valores, para recolocarmos o país nos trilhos do crescimento econômico, com equidade e governança. Com a ajuda e competência dos nobres Acadêmicos da ANE, estou certo de que lograremos êxito.

A hora é de união, para defenestrarmos essa politicagem que tomou conta do país e virar a página desse momento pouco glorioso da nossa história. É preciso restabelecer o júbilo de sermos brasileiros.

Acadêmico Alexandre Espirito Santo, Cátedra 64

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Prezado Secretário, encaminho abaixo um mensagem referente à comemoração de aniversário da ANE.


Pequena Mensagem para uma grande Instituição.
Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.

73 anos de uma jovem instituição a serem completados em 14 de agosto próximo. Momento oportuno de reflexão da importância de Instituições que tem no desenvolvimento e incentivo da ciência, sua missão.

As instituições, incluindo a Academia, refletem a riqueza de seus membros, neste caso imortais acadêmicos e cidadãos de notório conhecimento e reconhecimento na sociedade. Com quase 3/4 de século de agregação dos conhecimentos mais qualificados e abrangentes, nas ciências econômicas, políticas e sociais, respaldados por seus membros, acadêmicos, conferem a estes, também, responsabilidade, intransferível como também é intransferível sua imortalidade acadêmica.

Ser protagonista no desenvolvimento científico de nossa sociedade, sempre foi o objetivo, com maior ou menor sucesso.

Parabenizo à todos, confreiras e confrades, que contribuíram em manter acessa a chama da ciência, conduzindo a ANE ao século XXI e ao ano de 2017, agora com novos desafios, que exigirão novas respostas, para um mundo com velocidade de Fórmula 1 em suas mudanças.

Finalizo expressando minha alegria em pertencer ao grupo de acadêmicos da ANE, Instituição quase centenária, porém, junto com a alegria trago o comprometimento de levar esta chama a frente, contribuindo, com o que me for possível, para o desenvolvimento da ciência de nossa sociedade e no nobre cumprimento dos objetivos e missão da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.

Acadêmico Heron Domingues - Cátedra 028.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para sermos indivíduos felizes, não devemos exigir muito da vida. Quanto mais simples, menos complicado.. É assim na vida, nas relações com as pessoas, com as instituições. Não obstante, podemos agir, devemos interferir, para provocar a reação para acender a chama do desejo de um mundo melhor.  A ANE nos proporciona aceder essa chama.

Acadêmico SINVAL J ALVES  - Cátedra 45
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


A cada dia a existência de organizações como a ANE se faz mais necessária. Ao longo dos seus anos de funcionamento, lutar de forma ética e com princípios morais elevados para que o desenvolvimento do Brasil seja justo e para todos, tem sido sua marca nesses 73 anos de dedicação e trabalho determinado. Parabéns a nossa Academia e congratulações aos seus membros de ontem e de hoje.

Acadêmico Álvaro José Menezes da Costa - Cátedra 121
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Bela iniciativa e êxitos renovados à nossa ANE. Aproveito para mandar o vídeo de nossa posse nesse importante e útil sodalicio e no possível, peço divulgação nos canais possíveis desse nosso silogeu. 

Saudações acadêmicas 
Acadêmico Benjamin Batista Filho - Cátedra 49 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Fazer parte do quadro de imortais da "Academia Nacional de Ciências Políticas Econômicas e Sociais - Academia Nacional de Economia - ANE" é motivo de orgulhosatisfação, honra e alegria.

Academia que conta, entre seus membros, com eminentes e destacadas personalidades da vida pública nacional, expoentes dos diversos campos do saber e de atividades, que procuram, através de suas ações e conhecimentos, contribuir e cooperar de todas as para o progresso do País e da sociedade.

Motivo de orgulho, por poder conviver e compartilhar da intelectualidade da elite de profissionais que compõem o seu quadro;

Motivo de honra, por ocupar a cátedra 176, cujo patrono é Getúlio Dorneles Vargas, que no próximo dia 24 completa 63 anos de sua morte; 

Motivo de satisfação e alegria, por exercer a função de Vice Presidente de Ensino e Pesquisas Sociais e Reitor do Instituto de Altos Estudos;

E, um Grande desafio, em honrar com a minha presença, à todos que me antecederam. 

Parabéns ANE, pelos seus 73 anos!

Acadêmico PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA - Cátedra 176
Vice Presidente de Ensino e Pesquisas - ANE
e Reitor do Instituto de Altos Estudos Sociais

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Associo-me as manifestações dos eminentes confrades na comemoração dos 73 anos de nossa Academia. São 73 anos de inestimáveis serivições prestados ao nosso país, através das contrinuições de seus ilustres membros e de todas as Diretorias que a tem dirigido nesses anos todos. É, para todos nós um grande privilégio fazer parte de um grupo que, espontaneamente, não se furta a prestar sua contribuição, em benefício de nosso país. 

Acadêmico Paulo Santos Cátedra 172

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

73 anos da ANE. Parabéns! O Brasil, mais do que nunca, necessita hoje de inovações na Economia. Sejamos o laboratório para isso. 

Acadêmico IVO ZANONI - Cátedra 138

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Prezados, boa tarde !

Não nos resta dúvida que muitos anos se passaram desde o início, a quando da fundação da nossa ANE, e em meio a tantos obstáculos e tantos objetivos alcançados. Que este ano chegue com mais impasses derrubados, mais metas concretizadas e muito mais vitórias alcançadas.

Parabéns a todos, Confreiras e Confrades que contribuíram até aqui. Quero deixar o registro do quanto estou feliz e muito honrosa por fazer parte dos Acadêmicos da ANE . Minha posse se deu em 01/06/2017 e já sinto muito orgulho. Daqui para frente também faço parte deste conceituado grupo e poderei agregar e espero contribuir em tudo que possa fazer de melhor, sempre visando atingir nossos objetivos.

Parabéns a ANE pelos 73 anos de existência. Saibam que cada Membro desta Direção é por nós, muito admirado, e que são totalmente merecedores de todas as conquistas obtidas. 

FELIZ ANIVERSÁRIO ANE.

Acadêmica ELIANE MATHIAS OBERMULLER CARVALHO DA SILVA 
 - CATÉDRA 112

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, convencionalmente chamada de ANE - Academia Nacional de Economia foi Fundada em 14 de agosto de 1944 pelo Emérito Prof. da Universidade Federal de Rio de Janeiro, Dr. Reinaldo Gonçalves, com a finalidade de promover ações que estimulem o progresso das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais no país. Aos 73 anos da sua criação, a ANE continua jovem e atuante. A designação Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais foi a proposta de Prof. Dr. Alberto Almada Rodrigues, por entender tratar-se de uma Agremiação multidisciplinar que prega a interdisciplinaridade entre seus membros. Nesta base, a ANE é vista hoje na sua atuação mais ampla como vanguarda social no país, por ser um bem social que espelha a prática da cidadania, a tolerância democrática e o cultivo do saber, cujos efeitos contribuem para a edificação do templo da virtude humana. É com esta visão que a atual Direção Nacional vem conduzindo os trabalhos com muita dedicação e competência. Assim esperamos que a próxima diretoria venha conduzir os destinos da ANE. 73 anos de nascimento e de trabalhos dedicados ao país merecem ser lembrados e festejados, portanto, os nossos parabéns a ANE e um viva aos seus patronos que continuam iluminando os passos da agremiação e de seus afilhados. 
“A fructibus eorum cognoscetis eos - Pelos frutos se conhece a árvore”

Saudações Acadêmicas

Acadêmico Mamadu Lamarana Bari
Vice-Presidente Ouvidor Geral, Titular da Cátedra nº 116



« Voltar

 
ANE
Programação Notícias Fale Conosco
Publicações Galeria de Fotos Cadastre-se
» Jornal da ANE Carta do Presidente Login da Conta
Links Úteis
Central de Atendimento
(21) 3173-8380
» Estatuto
» Regimento
» História
» Missão
» Acadêmicos - Membros Efetivos
» Diretoria Nacional
» Diretoria Regional  
» Comissões Permanentes  
» Conselho Supremo
Todos direitos reservados Desenvolvido por SUED Design